Vaquinhas

Dúvidas Frequentes

A DONATIVA ACEITA QUALQUER TIPO DE PROJETO PARA CROWDFUNFING?

Não, nosso foco é atuar em ações sociais e beneficentes, com projetos destinados à saúde, educação, meio ambiente, cultura e filantrópicos de maneira geral. Somos um crowdfunding social 😊

O QUE É CROWDFUNDING SOCIAL?

O crowdfunding social ou vaquinha social, é uma modalidade de financiamento coletivo de projetos, na qual pessoas se unem para ajudar alguém ou alguma entidade beneficente

COMO FUNCIONA O CROWDFUNDING DA DONATIVA?

É tudo muito simples, você cria seu projeto e nos envia as informações solicitadas. Após checarmos a veracidade dos dados e a idoneidade do proponente, seu projeto vai para o ar. É você quem determina as metas financeiras, o prazo do projeto e a modalidade.

E TEM PRAZO MÍNIMO E MÁXIMO PARA UM PROJETO FICAR NO AR?

Para as modalidades Tudo ou Nada e Flex, o prazo mínimo é de 15, e o máximo de 90 dias. Para os projetos recorrentes, quem define até quando vai o projeto é o proponente.

OS DOADORES PODEM CONTRIBUIR COM QUAL VALOR?

Cada um colabora com o quanto puder. Para cada nível de valor poderá ser oferecida uma recompensa para quem doou. Geralmente quem oferece essa recompensa é o proponente do projeto, mas a Donativa também pode oferecer 😊

MAS QUAIS SÃO AS RECOMPENSAS?

A maior de todas é a satisfação de ajudar alguém e levar esperança à quem precisa. Além disso você que pode ganhar um presente, um brinde, um post para suas redes sociais, um agradecimento, dentre outros.

COMO SEI SE MEU PROJETO SE ENCAIXA NA PLATAFORMA?

O foco da Donativa é promover um mundo melhor, ajudando pessoas e entidades beneficentes. Trabalhamos então com projetos sociais em geral, incluindo ainda os esportivos, culturais, educacionais, ambientais, de sustentabilidade, dentre outros.

Não aceitamos projetos de cunho político partidário e aqueles que não se enquadrem em nossa política de ação.

E OS PROJETOS SÃO VERIFICADOS MESMO?

Sim! Para a segurança e conforto dos doadores, todos os projetos da Donativa são verificados previamente, onde buscamos avaliar a autenticidade das informações apresentadas, assim como toda a documentação. Nossa política de avaliação envolve pesquisas diversas nos Tribunais de Justiça, Justiça Federal, JusBrasil, Serasa, Facebook, Google, dentre outros, em busca de red flags que possam sinalizar que aquele proponente ou projeto possam apresentar indícios de algo errado, ou que possam vir a ser um problema. Caso o projeto ou proponente não forem validados pela Donativa, não publicamos o mesmo.

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA MONTAR MINHA VAQUINHA?

Basta preencher o formulário com seus dados cadastrais e suas necessidades. Seu projeto será então checado e se validado o publicaremos. Nossa equipe de atendimento estará sempre pronta para lhe ajudar.

E A DONATIVA É GRATUITO MESMO?

Sim! Nossa vaquinha é gratuita, e não cobramos nada para você começar sua campanha, independente da modalidade do seu projeto. Também não cobramos comissões, taxas, tarifas, ou para realizar o saque. Todavia, é importante deixarmos claro que você pagará a taxa cobrada pelos meios de pagamento, tais como cartões de crédito, débito, boletos, tarifas bancárias ou outros que sejam utilizados, para que o valor chegue até você. Estas despesas serão abatidas de seu projeto. Mas uma coisa é certa, para a Donativa não ganha nada e você não paga nada para nós, afinal, somos uma associação sem fins lucrativos, onde a diretoria e conselhos não são remunerados, e fazem tudo isso por amor.

MAS COMO A DONATIVA SE SUSTENTA, ENTÃO ?

Como a Donativa não cobra comissões dos projetos de sua plataforma, a primeira pergunta que ouvimos é como podemos ser gratuitos se temos que manter um background para fazer frente a verificação dos projetos, administração, governança, dentre outros. A resposta é muito simples: temos Empresas Amigas e Pessoas Físicas Amigas, que se relacionam conosco há bastante tempo, patrocinando o custeio do instituto, e que passam a ser certificadas como parceiras da Donativa. São as nossas Queridinhas...

TAMBÉM QUERO SER EMPRESA AMIGA DA DONATIVA, COMO FAÇO?

Que legal! O procedimento é muito simples, você se cadastra, seleciona a faixa de valor na qual sua empresa se encaixa, e como na Donativa tudo é verificado, após conferirmos sua proposta, lhe damos um retorno 😊

QUANTO CUSTA PARA SER EMPRESA AMIGA DA DONATIVA?

O investimento é muito acessível, e está relacionado ao porte de sua empresa, através do critério do capital social.

A EMPRESA AMIGA TEM ALGUMA RECOMPENSA?

Tem sim! Ela recebe o direito de uso do Selo Empresa Queridinha da Donativa, dentre outras inúmeras vantagens.

COMO FUNCIONA O PROJETO VERIFICADO TUDO OU NADA?

Como já abordado, todos os projetos publicados são verificados e o Tudo ou Nada é um tipo de projeto que possui uma ou mais metas financeiras, e um prazo final para a arrecadação. Caso o primeiro objetivo financeiro não seja atingido, o valor é estornado aos doadores, descontando as taxas dos meios de pagamento. Alcançado o valor da primeira meta financeira a ação deixa de ser tudo ou nada, e a partir que ela é atingida, o proponente do projeto recebe o que arrecadar.

NA MODALIDADE TUDO OU NADA, O PAGAMENTO É FEITO A FORNECEDORES?

O projeto pode ser finalizado com pagamento direto para o fornecedor, sim, mas isso pode ocorrer ainda com parte paga ao fornecedor e parte ao proponente. Para pagarmos diretamente ao fornecedor é preciso que isso seja possível. Por exemplo, em um projeto cujo o objetivo seja arrecadar uma cadeira de rodas para determinada pessoa, é possível a Donativa pagar diretamente ao fornecedor da cadeira, tonando assim o projeto muito seguro. Por outro lado, se o projeto for arrecadar uma cadeira de rodas e ainda custear a alimentação de tal pessoa, podemos comprar a cadeira diretamente do fornecedor, e enviar o valor para a alimentação diretamente para o proponente, para que este utilize os recursos da melhor maneira. Junto ao projeto você encontrará informação alusiva à forma de liquidação do projeto.

QUAIS AS VANTAGENS DO PROJETO VERIFICADO TUDO OU NADA?

Para o doador, a verificação traz a segurança e o conforto de que estará doando para pessoas físicas ou jurídicas idôneas. Por ser tudo ou nada, o doador fica tranquilo de que o valor será destinado para o objetivo a que foi proposto. Tanto é verdade, que os projetos Tudo ou Nada obtém uma taxa de êxito muito maior do que projetos Flex. Já para o proponente, o projeto verificado, por possuir maior transparência, poderá atrair mais doadores e ser finalizado com maior velocidade. E como a modalidade Tudo ou Nada tem maior chance de êxito, para o proponente também é outra vantagem.

MAS SE O PROJETO JÁ É VERIFICADO, POR QUE PAGAR DIRETO A FORNECEDORES?

Para o doador é uma segurança extra de que os recursos empregados serão bem utilizados. Para o proponente, é mais uma ferramenta de atração de doadores e de dar velocidade na conclusão da ação.

A DONATIVA PRESTA CONTAS APÓS O ENCERRAMENTO DOS PROJETOS?

Sim, publicaremos junto ao projeto concluído, a prestação de contas do que foi pago diretamente a fornecedores, e o proponente terá a opção de publicar também como gastou a parte do dinheiro recebido em espécie. Ao publicar também sua prestação de contas, o proponente recebe um selo alusivo para no próximo projeto que criar na plataforma.

E COMO FUNCIONA O PROJETO VERIFICADO FLEX?

São projetos verificados onde qualquer valor pode fazer a diferença para quem precisa e alcançando ou não a meta financeira, o valor será repassado para o proponente. Embora não seja o formato preferido dos doadores, a verificação prévia dos projetos pelo time Donativa traz bastante conforto para quem doa para este tipo de ação. Os doadores contribuem com qualquer valor e podem ganhar recompensas em troca, embora elas sejam mais comuns em outras modalidades. Este tipo de projeto é liquidado com pagamento direto para o proponente, que terá a opção de publicar como gastou o valor recebido. Ao publicar também sua prestação de contas, o proponente recebe um selo alusivo para no próximo projeto que criar na plataforma.

É VANTAJOSO PARA O PROPONENTE PRESTAR CONTAS?

Sim, bastante, pois publicaremos junto ao projeto concluído, a prestação de contas para que os doadores possam conferir como foi gasto o montante arrecadado. Ao publicar também sua prestação de contas, o proponente recebe um selo alusivo para no próximo projeto que criar na plataforma.

O QUE É MATCHFUNDING VERIFICADO?

O Matchfunding é um formato turbinado de financiamento coletivo onde patrocinadores dobram (ou até triplicam ou quadriplicam o que é arrecadado). Na prática o funcionamento é muito simples, por exemplo, para cada R$ 1,00 que você doar para um projeto de Matchfunding, o patrocinador também doará R$ 1,00. Como todos os projetos Donativa, nosso Matchfunding também é verificado.

COMO EU RECEBO O VALOR ARRECADADO?

Em até no máximo 15 dias úteis após a finalização do projeto e do pagamento da liquidação dos meios de pagamento, você receberá da forma acordada no projeto. Uma observação importante é que não fazemos pagamentos em contas de terceiros, todavia, podemos depositar na sua conta poupança.

EU PRECISO PRESTAR CONTAS?

A Donativa disponibiliza meios de você publicar no seu projeto documentos e imagens que possam comprovar o uso dos recursos arrecadados.

Como a transparência é a chave do sucesso do crowdfunding, recomendamos que você preste contas, garantindo assim um status diferenciado em nossa plataforma, que poderá ser útil em outros projetos que você venha criar.

COMO FAÇO PARA DOAR PARA UM PROJETO?

Basta escolher o projeto que mais lhe sensibilize, definir o valor e seguir, preencher seus dados e finalizar a doação, através do meio de pagamento escolhido. Serão dois minutinhos que farão uma grande diferença na vida das pessoas.

POSSO CONTRIBUIR EM NOME DA MINHA EMPRESA?

Claro! Inclusive você poderá cadastrar o logotipo dela, para que apareça no hall dos doadores.

E COMO FUNCIONAM OS MEIOS DE PAGAMENTO?

Utilizamos as soluções do Pagar.me, que possui diversas formas de pagamento. As transações são muitos seguras e o Pagar.me é detentora de sofisticada tecnologia que torna as transações muito seguras. As informações de pagamento são transmitidas diretamente para o Pagar.me, de maneira segura e a Donativa não armazena seus dados de pagamento.

MINHA CONTRIBUIÇÃO NÃO ESTÁ APARECENDO, E AGORA?

Pode ocorrer um delay entre o pagamento ser realizado, autorizado, confirmado e publicado em nossa plataforma. Cartões de crédito podem levar até 48 horas para serem processados, e boletos até 3 dias úteis, em algumas situações.

POSSO CANCELAR UMA DOAÇÃO?

Antes do projeto ser finalizado, é possível cancelar uma doação. Após finalizado o prazo do projeto, o cancelamento não será mais possível.

COMO FUNCIONA O PROJETO VERIFICADO RECORRENTE?

São projetos usados para garantir o custeio financeiro de uma entidade filantrópica ou de uma pessoa, por determinado período. Assim, os doadores escolhem o projeto favorito e fazem contribuições mensais, recorrentes, por tempo indeterminado, até solicitarem o cancelamento, que pode ocorrer a qualquer momento. As doações são feitas através de cartão de crédito, e os valores arrecadados são integralmente repassados ao proponente, debitadas somente as taxas cobradas pelos meios de pagamento. Como somos sem fins lucrativos, e os projetos são gratuitos, nada é pago à Donativa. Os projetos recorrentes são muito legais para ajudar sua entidade beneficente favorita, ou uma pessoa que precise por ajuda por um longo tempo. Os Recorrentes podem oferecer recompensas ou não. Não existe meta para ser cumprida.

COMO RECEBO O VALOR ARRECADADO EM UM PROJETO RECORRENTE?

O que for arrecadado e liquidado do primeiro ao ultimo dia útil do mês, será repassado até o dia 15 do mês subsequente.

POSSO FAZER UMA CONTRIBUIÇÃO PONTUAL, PARA UM PROJETO RECORRENTE?

Infelizmente não, pois o projeto Recorrente funciona como uma assinatura mensal. Mas temos outros projetos Flex ou Tudo ou Nada para você doar pontualmente 😊

EXISTE UM VALOR MENSAL MÍNIMO PARA O PROJETO RECORRENTE?

O valor mínimo é de R$ 10,00 mensais 😊

POSSO ALTERAR O VALOR DA DOAÇÃO RECORRENTE?

Claro, que sim! Basta ir na campanha e clicar no botão de alterar valor, ou ir em Minhas Assinaturas, em seu perfil e fazer a alteração por lá.

POSSO ALTERAR MEU MEIO DE PAGAMENTO?

Claro! É só ir no seu perfil só ir no seu perfil e alterar.

POSSO CANCELAR MINHAS ASSINATURAS RECORRENTE A QUALQUER MOMENTO?

Pode sim, claro! Vá em Minhas Assinaturas e cancele a qualquer momento.

POSSO FAZER DOAÇÕES PELO PIX?

Claro! O PIX já está disponível em nossos meios de pagamento.

POSSO DOAR ATRAVÉS DE BITCOINS?

Yes, you can! E a Donativa é a primeira plataforma de crowdfunding do mundo a aceitar criptomoedas, legal né? Atualmente, além do Bitcoin, aceitamos doações em Bitcoin Cash, Ethereum, Litecoin, Pax Gold, USD Coin e XRP. Possuímos conta no Mercado Bitcoin, a maior e mais confiável Exchange da América Latina, e que está entre as 25 mais confiáveis do mundo. A liquidação é simples, ao chegar sua doação em criptomoeda em nossa conta, fazemos o câmbio para R$, e enviamos o valor para o projeto escolhido por você, integralmente e se cobrar qualquer fee em favor da Donativa. Serão descontadas somente taxas cobradas pela Exchange, ou pelo meio de pagamento 😊

Seja você também uma empresa amiga do Donativa

Aprenda a bombar sua vaquinha

+ de 100
Vaquinhas Conferidas

+ de 52 mil
Pessoas Beneficiadas