Para fazer sua campanha de financiamento coletivo bombar é necessário estar atento a alguns detalhes fundamentais e comunicar com clareza, objetividade e verdade, ao potencial doador, as seguintes questões:
- Inspiração: É importante você se aproximar dos doadores emocionalmente. As pessoas precisam acreditar, se identificar e se sentirem inspiradas pela sua causa. Explique porque eles devem apoiá-lo.
- Credibilidade: Os doadores precisam se sentir seguros e confortáveis para doar para seu projeto. Deixe claro o que será feito com o recurso arrecadado. Ao final da campanha, preste contas publicando fotos, recibos, notas fiscais, etc.
- Conte seu problema: Explique por que precisa tanto arrecadar. É importante tocar o coração das pessoas. Em geral os doadores contribuem porque querem estar envolvidos nos objetivos e realizações que as campanhas estão tentando alcançar.
- Recompensas: Por mais singela que seja, não deixe de oferecer um mimo como, por exemplo, uma cartinha de agradecimento, um post nas redes sociais ou outra forma de agradecimento que a sua criatividade e gratidão permitirem.
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Divulgação: Você deve divulgar muito sua vaquinha, para ela ter
maiores chances de arrecadação e maior velocidade de conclusão.
Existem muitas formas de divulgação e muitas delas gratuitas:
Redes sociais: Divulgue de todas as formas possíveis no Facebook, Instragram, LinkedIn, TikTok, Twitter, YouTube, Google +, dentre outras.
App de Mensagens: Envie para seus contatos, grupos e listas de WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, etc.
Sites de notícias: Envie um resumo de seu projeto para todos os sites de noticias que puder, envie via e-mail, WhatsApp, telefone para os jornalistas do sites, e até mesmo faça uma visita pessoal.
Influencers: Entre em contato com influencers das redes sociais e consiga ajuda na divulgação, afinal a maioria das pessoas adora fazer o bem.
SMS: Dispare SMS para todos seus contatos. Peça ajuda na divulgação. Peça doações.
E-mails: Envie para todos os seus contatos, pedindo doações e ajuda na divulgação.
Lives: Faça uma live, entre ao vivo nas redes sociais, conte tudo sobre seu projeto.
Programas televisivos locais: Não é difícil conseguir uma matéria em programas e noticiários locais quando a causa é boa e verdadeira. Ligue, envie e-mail, Whatsapp, faça uma visita pessoal e consiga a divulgação de seu projeto.
Rádios: Muitas rádios têm programas de entrevistas ou fazem comunicados de projetos sociais. Mãos à obra e consiga sua divulgação.
Jornais impressos: Envie um texto sobre seu projeto. Telefone para os jornalistas, visite-os e peça ajuda na divulgação.
Igrejas, trabalho, clubes, colégio, academia: Peça ajuda na divulgação em todos os locais que você frequenta.
Panfletos e cartazes: Imprima material que possa ser distribuído. Toda ajuda é bem vinda. Se conseguir, faça em uma gráfica.
Impulsionamento em redes sociais: Você pode investir algum dinheiro, se for possível, patrocinando divulgação no Facebook ou Google, por exemplo.
- Envolva seus Amigos: Juntes seus amigos, familiares, amigos de igreja e colegas de trabalho e peça para todo mundo ajudar a divulgar sua campanha. Garanta que todos os seus contatos participem.
- Planejamento: Não coloque sua campanha no ar antes de ter todo material para divulgá-la pronto, e de ter montado o seu plano de divulgação. Faça uma listinha de tudo que você precisa para montar sua campanha: Nome da campanha, tipo (flex, tudo ou nada, etc.), textos, recompensas, fotos, vídeos, depoimentos de pessoas, como irá divulgar, tempo empregado na divulgação, formas de divulgação, etc.
- Ação: Esteja engajado, tenha atitude, agilidade, e persistência. Seja ativo em todas as fases de sua campanha. Faça tudo acontecer com rapidez. Coloque sua campanha no ar e dedique-se muito na divulgação. Seja rápido para que a campanha comece a arrecadar logo. A arrecadação obtida nos primeiros 15 dias será muito importante para o sucesso final de sua vaquinha.
- Atualize e agradeça: À medida em que sua campanha for arrecadando, comemore, divulgue isso e agradeça de todas as formas possíveis. Isso atrairá mais doadores.
- Barulho: Faça muito barulho, peça muita ajuda e divulgue muito. Esse é o caminho do sucesso para a vaquinha.